Principal > Cristianismo > Práticas
Português العربية
publicidade
    quinta-feira, 19 de outubro de 2017
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Como calcular a data da páscoa

 Imprimir Arabesq | 10/04/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

A Páscoa dos hebreus é celebrada no 14º dia do mês lunar de Nissan. Esse dia sempre acontece na primavera, na lua cheia.

A Páscoa cristã é estreitamente conectada com a data da Páscoa hebraica.

O primeiro Concílio Ecumênico, tendo se reunido em Nicéia no ano 325, decretou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo, após o equinócio da primavera (no hemisfério norte) e obrigatoriamente após a festa judaica.

De acordo a esta ordenação do Concílio e através de cálculos astronômicos, os estudiosos alexandrinos desenvolveram um sistema para calcular a Páscoa cristã para cada ano. Assim surgiu a “pascoalha”, tabela dos dias da Páscoa com anos de antecedência.

Alterações dos dias de Páscoa se repetem a cada 532 anos (indiction). De acordo com a tabela a Páscoa cristã que acontece mais cedo, cai no dia 22 de março pelo antigo calendário (Juliano), dia 04 de abril pelo novo calendário (Gregoriano), e a mais tardia dia 25 de abril pelo antigo calendário, 08 de maio pelo novo calendário.

• O calendário Juliano recebeu o nome a causa do Imperador Julio César iniciando-se no ano de 46 a.C e introduzindo a contagem em 12 meses. Vigorou por 1.600 anos.

• O calendário Gregoriano (referencia ao Papa Gregório XIII), adotado em 1.512 em reforma ao calendário Juliano, é tido hoje como o calendário universal.

• A diferença entre os dois calendários é de 13 dias a mais para o Gregoriano.  
As Igrejas cristãs do ocidente adotam o novo calendário para a data do cálculo da Páscoa, enquanto que as Igrejas Ortodoxas e a maioria das outras Igrejas orientais adotam o compito a partir do antigo calendário. 

 Imprimir
Monsenhor Dimitrios Attarian
Vigário da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo e secretário do Arcebispado. Ministra varios cursos de Ecumenismo e é professor de história e doutrina ortodoxa no Seminário da Congregação dos Legionários de Cristo em Itapecirica da Serra.
monsenhor@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
Fuad Achcar Júnior 15/04/2009 09:45:35
Querido Monsenhor Attarian, Sempre entendi que a Páscoa se dava no domingo da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no emisfério norte e dom outono no emisfério sul que se dá, geralmente, no dia 21 de março. O senhor pode me esclarecer essa dúvida?

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
Ads By Google

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.