Principal > Cristianismo > Arte Cristã
Português العربية
publicidade
    Monday, September 16, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


A Arte Eclesiástica

 Imprimir | 03/03/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

A Igreja Ortodoxa possui uma rica tradição iconográfica, assim como outras expressões de arte eclesiástica: música, arquitetura, bordado, poesia, etc. Esta expressão artística se baseia na Doutrina Cristã Ortodoxa da criatividade humana arraigada no amor de Deus para com os homens e com o mundo criado.

Monsenhor Dimitrios Attarian*

As expressões artísticas do homem e as bênçãos e inspirações do Deus Vivo se fundem em uma criatividade artística santa, que verdadeiramente expressa as mais profundas verdades da visão cristã de Deus, do homem e da natureza. Isto é possível, porque o homem o é criado à imagem e semelhança de Deus, e porque Deus tanto amou ao mundo, que os criou, os salvou e os glorificou mediante sua própria vinda em Cristo e pelo Espírito Santo.

O Ícone é o mais alto feito artístico da ortodoxia. É uma proclamação do Evangelho, um ensinamento doutrinal e uma inspiração espiritual em cores e líneas.

O Ícone ortodoxo tradicional não é uma mera pintura santa. Não é uma representação pictórica de algum santo ou acontecimento cristão à maneira de uma fotocópia. É ao contrário, a expressão da realidade, significado e motivo eterno e divino da pessoa ou acontecimento representado nele. Na liberdade bondosa da inspiração divina, o ícone descreve seu tema humano, mas à vez “cheio de Deus”; terreno, mas também celestial; físico, e ao mesmo tempo espiritual; “levando em si a marca da Cruz”, no entanto, sempre cheio da graça, luz, paz e alegria. Desta maneira, o ícone expressa um realismo mais profundo, que aquela pintura que mostra uma simples reprodução dos traços físicos externos da pessoa ou acontecimento histórico. Assim, a sua própria maneira, os vários tipos de ícones ortodoxos, mediante sua forma, estilo e modo de expressão, tanto como seus conteúdos atuais e seu uso dentro da Igreja, são uma fonte inesgotável de revelação da doutrina e fé ortodoxa.

Ademais do ícone, se pode falar da expressão musical como uma fonte para o descumprimento da visão cristã ortodoxa do mundo. Neste caso, no entanto, existe uma dificuldade maior pela razão da perda que se experimentou nos anos crescentes do significado litúrgico e espiritual da música na Igreja. Tal como se está experimentando um redescobrimento do significado teológico do tradicional ícone ortodoxo. O processo neste último caso, no entanto, é muito mais lento e mito mais difícil, e assim mesmo menos evidente às pessoas comuns.

A tradicional arquitetura ortodoxa também expressa a doutrina da Igreja, particularmente enquanto em sua ênfase de “Deus conosco” e de uma comunicação total do homem e do mundo com Deus em Cristo. O uso do teto, da cúpula, a forma e distribuição dos edifícios, a colocação dos ícones, o uso de vestimentas, etc., todos expressam os ensinamentos da Igreja. A tradicional arquitetura ortodoxa e suas obras de arte são expressões das doutrinas cristãs ortodoxas da criação, da salvação e da vida eterna.

É um exercício espiritual muito importante para nós cristãos estudar os santos ícones e os hinos da liturgia da Igreja. Pode-se aprender muito sobre Deus e suas ações em meio aos homens mediante uma contemplação cuidadosa e devota das expressões artísticas da doutrina e da vida da Igreja.

 Imprimir
Monsenhor Dimitrios Attarian
Vigário da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo e secretário do Arcebispado. Ministra varios cursos de Ecumenismo e é professor de história e doutrina ortodoxa no Seminário da Congregação dos Legionários de Cristo em Itapecirica da Serra.
monsenhor@arabesq.com.br

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
Ads By Google

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.