Campinas comemorou nesta terça-feira 30 anos de Eventos Árabes no Teatro do SESI com a Sessão Solene da Câmara Municipal de Campinas de Entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao professor Ali El-Khatib, superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil, por realizar projetos de Direitos Humanos e Cultura de Paz desde 1981.
Entidades e personalidades que colaboraram para a cultura árabe na cidade também foram homenageadas com o Diploma de Honra ao Mérito entregue pela Câmara Municipal através do vereador Dário Saadi, autor do Decreto Nº. 3367/2011 e pelo professor Ali El-Khatib superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil.

(Da esquerda) Prof. Helmi Nasr; Ibrahim Al-Zeben, Embaixador da Palestina; Ali El-Khatib; Vereador Dário Saadi; Salim Schahin.
Entre os homenageados a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira por meio de seu presidente Dr. Salim Taufic Schahin e Professor Helmi Nasr; a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP através do Professor Mohamed Habib; a FACAMP, instituição que Criou em 2006 o NEAF – Núcleo de Estudos e Pesquisas Árabes que está contribuindo para que os alunos do Curso de Relações Internacionais compreendam mais a situação do Oriente Médio, por Educação e Cultura de Paz; e a Fearab (Federação de Entidades árabes do Brasil) representada pelo presidente da instituição em São Paulo Dr. Eduardo Felício.
“Neste cenário queremos continuar vencendo desafios realizando projetos que valorizem a presença da Milenar Cultura Árabe no Brasil com princípios básicos de Educação, Turismo e Cultura de Paz, que favoreçam a transformação social” afirma Ali El Khatib.
“Acreditamos que com estes conceitos básicos os negócios e investimentos de Campinas e Região Metropolitana com os Países Árabes poderão em breve assumir uma posição relevante” finalizou.