Principal > Comunidade > História
Português العربية
publicidade
  terça-feira, 28 de março de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Hospital do Coração e Sírio-Libanês ampliam parcerias com países árabes

 Imprimir Arabesq | 24/09/2010 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Carolina Montenegro
Portal Arabesq

Dois dos principais centros de excelência médica do Brasil, o Hospital Sírio Libanês (HSL) e o Hospital do Coração (HCor), planejam estreitar laços com o mundo árabe a partir de 2010.

“Planejamos começar no início de 2011 um projeto de parceria com a Síria para treinamento de médicos do país no HSL”, afirma o diretor do hospital, Dr. Riad Younes, em entrevista exclusiva ao Arabesq.

Presidente da Síria Bashar al-Assad e Dr. Riad Younes em Damasco
Presidente da Síria Bashar al-Assad recebeu o Dr. Riad Younes em Damasco (SANA)

Em julho, Younes viajou a Damasco, onde assinou um acordo entre o hospital e o Ministério da Saúde da Síria. A parceria inclui também o intercâmbio de especialistas brasileiros ao Oriente Médio, cooperação em pesquisas e estudos médicos, organização de conferências científicas e a criação de centros de tratamentos especializados na Síria.

O convênio tem duração de cinco anos e prevê que especialistas da área de saúde da Síria recebam treinamento no HSL, durante vários meses. “Mas médicos brasileiros e uma equipe do hospital também deverão ir em breve à Síria para levar nossas tecnologias de transplante, tratamentos de câncer e técnicas usadas em várias áreas”, disse Younes.

Hospital Sírio Líbanes“De três a quatro anos atrás para cá, é estratégia do HSL se abrir para o Oriente Médio para colaborações acadêmicas, médicas e científicas. Além da Síria também mantemos diálogo aberto com centros médicos do Líbano, Tunísia, Marrocos e Dubai, que pode gerar novas parcerias”, acrescenta o diretor do HSL.

Fundado em 1931, por iniciativa de um grupo de senhoras da primeira geração de imigrantes sírios e libaneses no país (Sociedade Beneficente de Senhoras), o hospital se destaca pela excelência, humanismo e pioneirismo. “Sempre primamos pela excelência e alta tecnologia, fomos o primeiro hospital do Brasil a ter uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, conta Younes.

Hoje, o HSL é um complexo hospitalar de 100 mil metros quadrados de área construída, com cerca de 4,5 mil funcionários e com capacidade para realizar até 50 cirurgias por dia. O hospital também possui um Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) que promove conhecimento, aprimoramento e inovação na área de saúde.

As parcerias com o Oriente Médio a partir de 2010 refletem a proximidade que o HSL ainda mantém com a região. “A presidência do hospital ainda se mantém composta pelas mesmas famílias da Sociedade Beneficente de Senhoras”, explica Younes.

HCor

HCor - Hospital do CoraçãoNo Hospital do Coração em São Paulo, os laços com a comunidade árabe também estão sendo ampliados.  "Temos uma ligação muito grande com a Câmara Árabe de Comércio e estamos planejando uma parceria com o Líbano através do Rotary Internacional", conta o superintendente do HCor, Dr. Antonio Kfouri.

Segundo ele, dia 4 de outubro um grupo representativo do Rotary irá apresentar a proposta de parceria ao governo libanês, em viagem ao país. "Nosso objetivo é promover o intercâmbio de médicos, principalmente nas áreas de pesquisa em que o Hcor  é reconhecido no Brasil", afirma o superintendente que atua no hospital desde sua fundação.

Os avós de Kfouri vieram do Líbano para o nordeste do Brasil no final do século 19. Seu pai se formou em Medicina em 1925 e foi o primeiro médico de ascedência árabe do Brasil.

Lançamento da pedra fundamental do Hospital de Cirurgias Torácicas em dezembro de 1961
Lançamento da pedra fundamental do Hospital de Cirurgias Torácicas em dezembro de 1961, com a presença de Corgie Assad Abdalla, secretário da Saúde Fauze Carlos, Nabiha Abdalla Chohfi e Bassim Nagib Trabulsi,

O hospital é pioneiro em técnicas de cirurgia e foi o primeiro em São Paulo a realizar uma operação de coração. Criado em 1976, o HCor tem uma história que começa em 1918 , quando um grupo de senhoras da comunidade de imigrantes árabes no Brasil se associou para ajudar os órfãos da I Guerra Mundial.

Maquete do Hospital de Cirurgias Torácicas
Maquete do Hospital de Cirurgias Torácicas. Wagih Assad Abdalla, Pedro Taufik Camasmie, Salim Rizkallah, Adib Chammas e Jorge Germanos.

Hoje a Associação Sanatório Sírio ainda está à frente do hospital, representada por membros das famílias das fundadoras. Além de eventos beneficentes e trabalhos sociais e comunitários, o grupo é responsável por realizar cerca de 10 operaç&

 Imprimir


COMENTÁRIOS
 
Edmundo 24/09/2010 11:28:33
O Hospital Sirio-Libanes é uma referencia mundial. Este é um exemplo a ser seguindo em outras áreas. Existe opções competentes, sem depender de Americanos e Europeus. Este é o caminho para um mundo melhor.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Hospital Sírio-Libanês e HCor Hospital Sírio-Libanês e HCor
Rádio Arabesq
Registre Sua História
Conheça a História da imigração e faça parte dela escrevendo sobre a imigração da sua família.
Envie a sua história clicando aqui.

Veja também
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.